Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Crise Ecológica, um Raio X de Valença-BA




A crise ecológica está instaurada a algum tempo no nosso planeta por conta da produção demasiada de produtos que se utilizam de materiais que demoram a se decompor, pelo modelo de produção econômica que é altamente exploratório e por falta de estratégias e gestão ambiental.
Nesse contexto, também se encontra a cidade de Valença, localizada no estado da Bahia. Mas é claro que pode-se pensar que essa é uma realidade de todos os lugares, mas não é bem assim meu caro, pois temos que pensar em minimizar os impactos, recuperar áreas, gerar empregos, educar, entre outras coisas. O que acontece com Valença são pequenos históricos que se for juntado e analisado temos um grande problema em potencial. Antes de falar sobre os tais problemas eu estava vendo uma reportagem sobre a Copa do Mundo e a lista de praias e locais turísticos a serem visitados... A Praia de Guaibim em Valença não foi selecionada e isso foi alvo de críticas de algumas pessoas da mídia da cidade, mas veremos aqui umas das ca
usas.
Os problemas da cidade no aspecto ambiental são tantos que podem até ser inumerados, é notável que Valença carece de uma educação que transforme, educação essa que leve as pessoas a acreditarem no futuro e nos estudos, algumas pessoas hoje parecem não acreditar no poder que o estudo tem e por isso desconhecem da satisfação que é a conquista por algo trabalhado. Outros aspecto que está ligado a educação, segurança e a questão de emprego es

tá na grande violência que vem ocorrendo no município, basta ligar a rádio para ouvir casos de morte e roubo, é muito complicado viver num bang bang... e de quem será a culpa?? o que tem que mudar??

Outro aspecto que Valença não se enquadra e que anda longe de um passe é a questão da construção de seu aterro sanitário, se a fiscalização barrou porque insistem tanto numa região que não pode aí é de pensar se querem o aeroporto ou se querem um aterro sanitário em um local que vem a prejudicar não só na questão do turismo, mas questões ambientais a quais podem vim a causas graves danos a ecossistemas, inclusive a humanos. E quando será que saí esse aterro? É preciso dá mais condições de trabalho para os catadores de lixo e ao meio ambiente, pois o Orobó não é o melhor local para o descarte de lixo.
Por fim, é de se destacar a falta de planejamento urbano, nos quais já fizeram a cidade passar até por enchentes... outro aspecto é a falta de lixeiras ao longo do município (AV. ACM, Feira livre, Calçadão, etc), outra coisa é o lixo acumulado no fundo da Feira, poluição do rio, praia suja ao longo da beira mar, esgotos nos manguezais, e outras coisas.
Diante tanta coisa errada a nossa cidade serve para aqueles que sonham em mudar a realidade do que está acontecendo, surge como um verdadeiro desafio de uns e continua sendo alvo de exploração de outros... o certo é buscar a transformação em você, em sua família e depois partir para os outros... Diante tantos motivos em vez de reclamar que Valença não está selecionada como guia turístico da Copa vamos tentar mudar, depois pensamos nisso, porque do jeito que está é de se entender que quem sabe do que se acontece por aqui não queira vim.
Espero que tenha gostado do texto... um abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário