Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

..

QUAL É A SUA RELAÇÃO COM O LIXO?

POR: Cledson Costa dos Santos
Estudante da UESB.



A geração de resíduos sólidos é inerente ao ser humano e o seu modelo de produção, no qual seus produtos geram sobras (lixo). Mas o que seria o lixo? Segundo o manual integrado de resíduos sólidos ele é definido como todo material sólido ou semi-sólido indesejável e que necessita ser removido por ter sido considerado inútil por quem o descarta, em qualquer recipiente destinado a este ato.
As indústrias produzem caixas para sapatos, sacolas, produtos de pouca durabilidade, produtos que para serem feitos agridem a natureza, dentre outras coisas. A relação humana com os matérias que consomem deve ser pensado desde antes do consumo, pois se for escolhido um produto que precisa de menos matérias primas agressivas a natureza, que dure por um período maior e que suas partes constituintes ou seu todo possam ser reaproveitados para a reciclagem.
A questão principal na atualidade não é frear o capitalismo e sim mudar o modelo de produção e consumo, e, esse processo irá se dá quando a população mundial fizer a escolha correta, ou seja, procurar consumir produtos com o selo sustentável. É um processo que ocorre “de baixo para cima”, onde a população muda o seu aspecto de consumo e as indústrias ao sentir essa mudança irão sentir a necessidade de alterar o modelo de produção.
Será que a espécie humana pensa do mal que causa um pneu, sacolas, garrafas, latas, lâmpadas, televisão, baterias (...) no meio em que vivem? As pessoas muitas vezes não percebem o local os quais frequentam ou transitam, percebendo pouco o que está em torno dele, seja uma beleza natural ou um local inapropriadamente explorado (poluído, devastado, etc.).
O tratamento correto do lixo é feito de pequenas atitudes que no final das contas, se a população toda se engajar, teremos grandes resultados e essa atitude começa com você, depois você fala com o outro e assim juntos podemos mudar o mundo. Pense a respeito. Qual é a sua relação com o lixo?