Minha relação com a Ciência Biológica começou desde o ginásio, onde eu já tirava boas notas e era uma disciplina que na maioria dos assuntos eu me interessava... no segundo grau segui no mesmo ritmo até que chegou a hora de escolher uma profissão; putz... o que eu ia fazer pro vestibular?? Pois é... eu fiz vestibular para Biotecnologia, Biomedicina, Ciências Biológicas e Farmácia. Biologia era minha 3° opção... exatamente nessa ordem que eu coloquei. Mais eu passei em Ciências Biológicas na UESB e fui vê qual era a real, afinal de contas a vida é feitas de riscos e eu só tinha essa opção!!
Cheguei em Jequié só conhecia uma pessoa, no começo foi difícil, umas disciplinas chatas, só me empolguei mesmo com biologia celular porque eu via as células... mais eu me descobri mesmo quando eu fui pra Chapada Diamantina e nesse semestre que passou, no caso o 3° semestre.
A biologia me proporciona a uma reflexão do que acontece no mundo em termos culturais, por extinto de espécies, entre outras coisas; a biologia também me trás paz, quando eu chego num lugar bonito e paro pra fazer uma dessas reflexões loucas que muitas vezes, muitas vezes mesmo, não vão dá em nada. Mais eu gosto de fazer isso... é produtivo, alarga a minha visão de mundo. E entender tudo o que vejo, até mesmo as coisas que não posso tocar me faz sentir especial, diferente, é como se eu fosse um médico do planeta, um advogado das espécies e assim como eu sou... um amigo e parceiro da vida. E é muito bom pra eu poder estar interagindo com a vida de tal forma. E a partir desse prazer que tomei por algo que na realidade nem conhecia direito é que irei ganhar a vida, sustentar minha família, etc e etc.
Ser biólogo também é ser um investigador, é olhar pra este rio e procurar saber porque sua água está tão turva, procurar saber se foram inseridos algum agente nocivo a vida... é olhar a vida que se encontra nesse "pequeno mundo"... entre outras várias coisas que posso fica falando e viajando nessas idéias por aqui. E ser um investigador das possibilidades pra mim, foi o segundo passo pra eu me sentir a vontade e ficar feliz nessa missão que escolhi pra mim.E assim eu vou seguindo, a cada tempo que passa vou descobrindo cada vez o que é a biologia e também vou me descobrindo dentro dela... Talvez eu, depois de formado não seja o melhor biólogo, mais eu só quero ser um bom biólogo, longe de ser um desses pop star da biologia, porque o importante pra mim é fazer o que eu tenho que fazer bem!!
E ao longo desse caminho as amizades fazem parte, a final de contas eu num vivo só pra meu curso e pra universidade... Eu vivo pra trabalhar, pra amar, me divertir com os amigos, não fazer nada no final de semana, entre outras coisas. No longo da nossa caminhada a vida vai aos proporcionando diversas possibilidades... sozinho não dá pra chegar a lugar algum, por isso sou grato aos amigos que tenho... Galera, vocês são "foda"!!! kkkkkkkkkkkkkkEu não sei se ficou muito legal isso aqui não... mais é o que eu tenho pra dizer hoje... Se você tem vontade de fazer algo, lute pelo teu sonho, vale a pena fazer o que se gosta independentemente de salário, do que os outros pensam também, se não fosse pra ser biologia eu sairia desse curso e iria buscar por algo que me interessasse... é isso... !! aí segue umas fotos com legenda.
Fig 1.0 ( banho gelado de piscina na pousada lá na Chapada Diamantina. a galerinha!)
Fig. 1.1 (Vamos Rita, a união faz a força!!)
Fig. 1.2 ( O laboratório é muito interessante!! huehuehuehueh)
Fig. 1.3 (Aprendi que você sacanea com os calouros e ainda é admirado por eles... kkkkkkkkk... e também fazemos novas amizades, afinal de contas, todo mundo é colega)Iai gostou?? Apareça mais vezes!! sua visita é importante... queria saber uma coisa. O que você quer vê no meu blog?? Comente o que eu escrevi e dê sua sugestão!! Dentro de uns dois dias terei mais coisas pra você!!Obrigado!!
Diversas escolas, faculdades, praças, entre outros locais, dispõem de lixeira do tipo, essa daí, que você está vendo ao lado. Mais nem todas as cidades fazem a coleta seletiva, que é nada mais do que a separação e resproveitamento dos materias que são lançados ao lixo. As pessoas muitas vezes não sabem, mas produzimos cada um, aproximadamente 1 kg de lixo por dia, agora imagine a quantidade de lixo que é produzida em sua cidade dentro de um ano. E também, mantendo uma linha de raciocínio, quanto desse lixo poderia ser reaproveitado mais não é!?! A educação abiental tem que ser mais divulgada... eu vejo um apelo muito fraco, as coisas parecem tão distantes da nossa realidade, talvez seja por isso que a maioria das pessoas não levam a sério, o que um dia iremos pagar um preço muito caro. Na minha cidade (Valença), por exemplo, há algumas empresas que trabalham com papelão e vidro... isto é bom, mais não é o suficente, podemos fazer mais um pouquinho!! E o que seria?? Eu penso numa empresa governamental ou cooperativa que trabalhasse junto com a equipe de coleta do lixo na cidade, pedindo para que o cidadão separe o lixo e passe para o coletor, assim teriamos uma redução maciça de lixos tóxicos e de lixo que demora anos e anos para decompor. E o que essas empresas fariam? Transformariam o lixo em arte, reeaproveitaria o que dá pra reaproveitar e algumas outras coisas faria o desginamento correto. Parece meio utopico, mais se pararmos pra pensar essas medidas são simples quanto a invenção do computador, do avião, entre outras coisas. Meu amigo leitor deve tá se perguntando: "E cadê os R's??" Vou falar agora!! Eu vejo esses R's como objetivos que devemos tomar para diminuir a nossa agressão ao solo e consequentemente as águas, através do lençol freático. Vou fala sobre cada um:Reduzir - é necessário reduzir o consumo de materiais que serão jogados fora, racionalizando assim, o uso de materiais do nosso cotidiano.Reutilizar - existem produtos que podem ser usados mais de uma vez, comprar produtos reutilizavéis ajuda a recair o primeiro R.Reciclar - depois que você já fez de tudo pra evitar desperdícios, recicle!!! Sou eu aqui, mantendo meu papel como futuro biológo, estudante e cidadão. Obrigado por mais uma visita... pra estigar vocês a dá uma próxima visitada, o tema seguinte será: eu e a vida, ou, eu e a biologia, apareça e verá. Obrigado!!
Quando falamos em Valença normalmente vem logo a idéia das praias, da cultura, entre outras coisas.O Rio Una é o ponto obrigatório de algumas pessoas para chegar no Morro de São Paulo, Boipeba, Gamboa... Porém o que é que fazem com esse importante Rio? Nessa figura ao lado já dá pra te uma vaga noção! O esgoto é totalmente despejado nessa área do rio deixando essas águas longe de qualquer "qualidade da água", as lanchas e embarcações que despejão óleos e fora as pessoas que passando por perto, tá com um lixo na mão, seja de uma bala ou lata de refrigerante, "taca" no rio.Esse importante rio liga-se ao mar, onde perto desse encontro é observável uma grande área estuarina (manguezal). Pra quem não sabe o manguezal é uma área rica em biodiversidade, lá podemos considerar como o berço da vida, porque as espécies costumam se reproduzir e se alimentar nesse local... é onde se dá início da cadeia alimentar, através dos fito e dos zoo plânctons, entre outras milhares de diversidades. Até chegar em nós, os seres humanos, que nos alimentamos do peixe ou frutos do mar que são "produtos" desse rio e do mar que está logo perto.Pra você ter uma idéia, a qualidade da água determina como ela será usada. Aqui vão os principais usos da água:1- Abastecimento doméstico2- Abestecimento industrial3- Irrigação4- Preservação da fauna e flora5- Recreação e lazer6- Navegação7- Diluição de despejos8- Aquicultura9- Geração de energia elétrica10- Harmonia paisagística Como vocês podem vê, e perceber pelo que eu falei... O Rio Una só serveria para a navegação, preservação da fauna e flora,diluição de dejetos como já é feito e a pesca, na parte próxima ao mar. Se houvesse uma ação ecológia poderiamos ter turismo proporcionado através da preservação e práticas sustentáveis, a região poderia utilizar a água do rio para uma maior diversidade de práticas, é claro, respeitando sempre o limite entre o homem e a naturaza.Nada é feito "nesse gigante", ailás é feito sim, o esgoto de toda a cidade é jogado lá. Será que nos tempos atuais, com tanta informação e apelo ambiental é certo continuar cometendo tal atrocidade?? Essa qustão de jogar o lixo no rio já foi uma questão cultural, isso é certo... Hoje podemos considerar nada mais que burrisse. Eu sei que, é muito caro lídar com questões ambientais, mais melhorar a qualidade de vida de diversas espécies e diminuir o impacto ambiental é uma questão de obrigação, basta você ligar a tv, a nutureza é cíclica, ou seja, você dá e uma hora ela irá devolver!! Poderia escrever coisas e coisas aqui... mais vou ficando por aqui. A questão ambiental num pode ficar só nas palavras, todo dia você tem que se policiar e também, as pessoas que te cercam... é tendo educação que você educa!! E através da propagação de idéias também. Temos que ter atitude pra que outros rios não fiquem assim...
... E pra finalizar, vô deixar um verso da música Bob falou da banda Natiruts:"O mestre falou : respeite a natureza E devolva à ela, o bem que ela nos traz Pense em você e nos outros que ainda virão E darão o reggae e a vida(...)" Não esquecer, as mudançam começam na nossa casa, por nós mesmos!!Acho que a mensagem foi dada... Valeu!
Pensei em como ia começar isso aqui,então, já que vou fala de biologia pensei,vou começar falando da vida de uma maneira geral sem me prender a conceitos. A vida... como eu gosto e dou valor a ela. Mais, então, o que é vida? Mais do que a mínima parte (a célula), a vida é o pulsardo sangue sobre os seus capilares, onde temoso sitema endócrino correndo seus hormôniosatravés do sangue... aí podemos ter o amor,o tesão... a vida em chamas! huehuehueh O sistema nervoso: o tato, o paladar, o oufato e a audição. Através deles posso sentiro quanto é bom o beijo daquela mulher, também, os sabores da vida... Churrasco, lasanha, feijoada, hummm!!; O tato... a sensação através do toque; Oufato... o cheiro da terra molhada, doperfume da morena, o cheirinho da comida quando se tem fome e a audição... através dela posso ouvir coisas incríveis, como um simples "eu te amo"! A vidaa, em seus verdadeiros aspectos, eu, como ser humano... acho ela incrível, viveria uma eternidade! A vida pra mim é além de sistemas e célula, além de religiosidade... são momentos de alegria,é um gesto seu, para com outro ser, já que não há animal supeior... seja um homem ou uma anêmona, ou ainda uma barata, cada um tem seus mecânismos... e todos são vidaa!! Sem definição... sem ciência, a vida é a interação com a natureza, pq se somos irmãos... somosirmãos da ameba, dos ratos, baratas... continuando, a vida é um marabalismo da sobrevivência,é onde o que vale (de maneira correta) é ser feliz... e eu soou feliz pelo simples fato de estar vivo!!espero que gostem... fiz agora de madrugada, então compreendão qualquer coisa!! kkkkkkkkkkké isso... estou aberto a críticas, complementos e elogios. valeu volte sempre!!